Pular para o conteúdo principal

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

Sagrado Coração de Maria

A imagem do Sagrado Coração de Maria, como todas as imagens católicas, 'fala'. Ela foi revelada a Santa Catarina Labouré em 1830. A imagem lembra o mistério de Nossa Senhora das Dores e das sete espadas que transpassariam o Coração de Maria, conforme a profecia de Simeão, quando Maria ainda era jovem. Trata-se de uma devoção ligada ao Sagrado Coração de Jesus e inseparável dele. A imagem traz símbolos de significados profundos e mensagens que tocam o coração. Vamos conhecê-los.

O Sagrado Coração de Maria

O Sagrado Coração de Maria fora do peito, ardendo em chamas e cercado de espinhos como o de Jesus, é uma composição de símbolos fortes que tem muito a nos falar. Vejamos.

O Sagrado Coração de Maria fora do peito

O Sagrado Coração de Maria fora do peito representa a urgência e a forçado amor de Mãe que Maria tem por cada um de nós. Ela é mãe que foi dada a nós no momento da morte de Jesus. E ela assumiu esta maternidade, como o provam todas as aparições que ela fez ao longo dos séculos. Maria é Mãe que quer a felicidade de seus filhos. E ela sabe que a felicidade de seus filhos está no conhecimento de Deus e na volta para Deus. Por isso, seu coração fora do peito: é urgente e necessário que seus filhos voltem para Deus, pois somente assim serão felizes.

O Sagrado Coração de Maria ardendo em chamas

O Sagrado Coração de Maria ardendo em chamas mostra que a Mãe do Céu ama seus filhos com um amor vivo, quente, forte. Amor de Mãe. É uma imagem que fala. É a Mãe dizendo: 'Meu filho, eu te amo!'

O Sagrado Coração de Maria cercado de espinhos

O Sagrado Coração de Maria cercado de espinhos lembra as dores que ela viveu em sua vida terrena, por causa de seu Filho Jesus, presenciando sua paixão e morte. Mas lembra também as dores de Maria por causa da indiferença e dos pecados da humanidade. É uma maneira forte de demonstrar o sofrimento de Maria por causa de tantos filhos amados que estão se perdendo por causa do pecado.

As mãos de Maria

As mãos de Maria na imagem do sagrado Coração de Maria 'falam'. Uma, aponta para o seu coração, mostrando o grande amor e sofrimento que ela sente. A outra, convida a nos aproximarmos dela com confiança, a fim de começarmos vida nova.

O terço nas mãos de Nossa Senhora

O terço nas mãos de Nossa Senhora representa a forma concreta de respondermos ao convite que ela nos faz de nos aproximarmos. Aproximarmos como' Rezando o terço. O terço é uma oração 'Cristocêntrica', ou seja, o centro é Jesus Cristo e os mistérios de sua vida, sofrimento, morte e ressurreição. Rezar o terço é uma forma de aliviarmos os sofrimentos de Maria. Porém, é, principalmente, uma forma de nos aproximarmos de Deus e de nossa salvação. E é isso que alivia o coração da Mãe.

A promessa de Maria

Além da oração do terço, existe outra forma de aliviarmos o coração da Mãe, conforme palavras da própria Virgem Maria a Lúcia:'Olha minha filha, a todos os que, durante cinco meses, no primeiro sábado de cada mês, se confessarem, receberem a Santa Comunhão, recitarem um Rosário e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando sobre os quinze mistérios do Rosário, com o objetivo de reparar as ofensas que me são feitas, Eu prometo assisti-los na hora da morte, com todas as graças necessárias para a sua salvação.'

Oração ao Sagrado Coração de Maria

'Ó Santíssimo Coração Imaculado de Maria, repleto de sentimentos de misericórdia e ternura; Vós que sois a Mãe de Cristo, Nosso Senhor, concedei a mim e a todos aqueles que honram este coração virginal, a graça de conservar até a morte, o perfeito equilíbrio de sentimentos, devoção e amor para convosco, nossa Mãe e Senhora. Misericordioso Coração de Maria, atendei nossas preces. Misericordioso Coração de Maria, rogai por nós. Amém.'

http://www.cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sagrado-coracao-de-maria/57/103/#c

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena dos "54 terços"

A "Novena do Rosário de 54 dias" é uma ininterrupta série de Rosários em honra de Nossa Senhora, revelada à doente incurável Fortuna Agrelli, por Nossa Senhora de Pompéia, em Nápoles, Itália, no ano de 1884. Por 13 meses Fortuna Agrelli sofria de terríveis dores e nem mesmo os médicos mais célebres conseguiam curá-la. Em 16 de Fevereiro de 1884, a menina e seus pais começaram uma novena do Rosário. A Rainha do Santo Rosário a premiou com uma aparição a 3 de março. Maria sentava-se sobre um alto trono, contornado por numerosas figuras; trazia o Seu Divino Filho sobre o colo e na mão um rosário. Nossa Senhora e o Menino Jesus estavam acompanhados por São Domingos e Santa Catarina de Sena. O trono estava decorado com flores, a beleza de Nossa Senhora era maravilhosa. A Santa Virgem disse: "Filha, você me invocou com vários títulos e sempre obteve favores de mim. agora, posto que me invocou com o título que muito me agrada, 'Rainha do santo Rosário', não posso mais …

ALGUMAS FRASES SOBRE NOSSA SENHORA

"Deus reuniu todas as águas e chamou de 'mar'. Reuniu todas as graças e as chamou de 'Maria'! (São Luiz Maria Grignon de Montfort)

"São Bernardo diz que converteu mais almas por meio da Ave-Maria, do que através de todos os seus sermões" (São João Maria Vianney)

"Agradecemos a Nossa Senhora, pois foi ela quem nos trouxe Jesus. (São Pio de Pietrelcina)

"Jamais de ouviu dizer no mundo que alguém tenha recorrido com confiança a esta Mãe Celeste, sem que não tenha sido prontamente atendido" (Dom Bosco)

"Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria, para que nisto conhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós" (São Boaventura)

"A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levarmos Jesus Eucarístico no nosso peito" (Santo Hilário)

"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a Rainha do Céu e da Terra, mas ela é mais Mãe que Rainha" (Santa Terezinha do Menino Jesu…

Oração a Nossa Senhora da Boa Morte

"Nossa Senhora, nossa mãe divina, precisamos de vosso auxílio e proteção mas uma vez. Vós que sofrestes a grande dor de perder vosso Filho, fazei-nos resignados perante os desígnios de Deus, ajudai-nos a descobrir o sentido da vida e da morte. Ajudai-nos a ter fé, a conversar com Deus e escutá-lo. Ó querida Mãe, abri vossos braços e abraçai...(fala-se o nome do enfermo) e concedei-lhe uma morte iluminada por Deus. Pedi a Deus que perdoe todas as suas faltas e seja misericordioso, socorrendo-o (a) na passagem para a vida eterna. Fazei-o (a) merecedora (o) na passagem da vida eterna junto a vós e a Jesus, seu Filho amado. Nossa Senhora da Boa Morte, peço-vos a graça de nos dar a força necessária para assumir, com amor, as horas difíceis a serem enfrentadas, aceitando a vontade de Deus, seus desígnios eternos e impenetráveis. Amém.
(Elam de Almeida Pimenttel)