quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sentido teológico da virgindade de Maria

Desde a perspectiva neotestamentária a virgindade comporta a entrega total da pessoa, alma e corpo, mente e coração a Jesus Cristo.
É um dom dado por Deus, não imposto, que supõe uma chamada e uma eleição prévia, que consagra a pessoa ao serviço de Deus.
Esta doação completa da pessoa traz consigo os seguintes aspectos:
*Virgindade do corpo
: a doação afeta a corporalidade. Esta integridade inviolada é elemento material da virgindade. Tal integridade é essencial e imprescindível ao fato mesmo da virgindade.
*Virgindade da alma:
há uma consciente e livre decisão de pertencer exclusivamente a Deus e por para longe tudo aquilo que atente contra a castidade perfeita. Pressupõe não somente a integridade total da mulher – como mera realidade biológica -, mas a vontade de conservar sempre tal integridade. Há uma firme e irrevogável vontade de consagrar a
Deus sua virgindade. Esta entrega do coração indiviso constitui o
elemento formal e intencional da virgindade. Tem-se por motivo uma razão sobrenatural – propter regnum caelorum – então adquire um sentido transcendente e sobrenatural.
Baseado nos aspectos que pertencem ao conceito
neotestamentário de virgindade, a Igreja ensina como verdade revelada sobre a virgindade de Maria o seguinte:
*a absoluta e perpétua integridade corporal da Virgem;
*sua virgindade de alma, ou seja, a plena e exclusiva união de sua alma com Deus.
Este dogma da fé católica supõe:
► 
que Maria concebeu milagrosa e virginalmente pelo poder onipotente de Deus, por isso Jesus não teve pai humano;
► 
que deu à luz sem perder sua virgindade no nascimento de seu Filho;
► 
Que Maria, depois do nascimento de Cristo, permaneceu virgem
durante toda sua vida terrestre.



ESCOLA TEOLÓGICA PARA LEIGOS DA
ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
APOSTILHAS de MARIOLOGIA
Professor Pe. José Josivan Bezerra de Sales
Recife,
Professor Pe. José Josivan Bezerra de Sales
Recife, 2007

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