sexta-feira, 18 de março de 2016

Decálogo do leigo católico





O caminho seguro para viver o seguimento de Jesus na prática diária

1. Um leigo católico busca a experiência pessoal de Jesus, alimenta sua vida de fé nos sacramentos, na Palavra e na oração pessoal e comunitária.
2. Um leigo católico ama apaixonadamente a Igreja e, atento aos sinais dos tempos, se compromete na melhoria da sociedade.
3. Um leigo católico é consciente de sua identidade, vive seu compromisso cristão com espírito missionário, sendo sal e luz em sua família, bairro, centro de trabalho ou estudo.
4. Um leigo católico se preocupa pela sua formação permanente, conhece a doutrina social da Igreja, sabe dar razão da sua fé e colaborar na transformação do seu ambiente.
5. Um leigo católico é misericordioso, próximo do mundo da dor e dos necessitados, disposto a ajudar, servir, dialogar, buscar a reconciliação e perdoar.
6. Um leigo católico vive e contagia alegria e esperança a partir da sua vocação evangelizadora, e descobre o Ressuscitado no próximo.
7. Um leigo católico é sensível à realidade social, política, econômica e eclesial, com espírito profético, que anuncia o Evangelho com sua palavra e sua vida, e denuncia tudo o que se opõe ao Reino de Deus.
8. Um leigo católico se sente membro da comunidade eclesial, disposto a assumir os serviços e ministérios que lhe forem solicitados; sabe trabalhar em equipe e é um facilitador de generosidade e comunhão.
9. Um leigo católico se compromete com o cuidado da vida humana e do meio ambiente.
10. Um leigo católico contribui para a transformação da sociedade por meio do seu testemunho de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...