sexta-feira, 6 de março de 2015

Conselho aos jovens por Santa Catarina de Sena

Carta 157
Para Vanni e Francisco Buonconti (Eram irmãos. Muito amigos de Catarina. Residiam em Pisa)
1 – Saudações e objetivo
Em nome de Jesus Cristo crucificado e da amável Maria, amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, eu Catarina, serva e escrava dos servos de Deus, vos escrevo e conforto no precioso sangue do Seu Filho, desejosa de vos ver como verdadeiros filhos, sempre vivendo no autêntico e santo temor de Deus, de maneira que jamais deprezeis o sangue de Cristo.
2 – Evitai o pecado mortal
Muito ao contrário, vós deveis desprezar e abominar o pecado mortal, que ocasionou a morte do Filho de Deus. De fato, bem merece repreensão quem entrega o próprio corpo à maldade e à impureza. Pensando na perfeita união de Deus com a humanidade, meus queridos irmãos, quero que isso não aconteça convosco. Especialmente tu, Vanni! Quero que tenhas um outro modo de viver, diferente do passado.
Põe tua alma diante dos olhos, bem como a brevidade da vida. Lembra-te de que deves morrer e não sabes quando. Como seria triste a morte, se então te encontrasses em pecado mortal. Por um triste prazer, perderíamos um grande bem, que é a presença de Deus pela graça, e por fim, a vida eterna, que jamais acabará.
Mas convido os três a sacrificar os próprios corpos e a aceitar morrer por Cristo crucificado (na Cruzada), se for preciso. Antes disso, até que chegue a hora, quero que sejais santamente virtuososconfessando-vos e alegrando-vos sempre em ouvir a Palavra de Deus. Porque, como o corpo não pode ficar sem o alimento, também a alma não pode ficar sem ouvir a Palavra de Deus.
Cuidado com os maus companheiros, pois seriam um obstáculo ao bom propósito.
3 – Conclusão
Nada mais acrescento. Queridos e bondosos irmãos em Cristo Jesus, permanecei no santo e doce amor de Deus.
Cartas completas – Santa Catarina de Sena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário