terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cristo é um bom amigo

Sendo Deus, vejo que ele é Homem, que não se admira do modo algum das fraquezas do homem, compreende nossa natureza miserável, sujeita a cair muitas vezes, em consequência do pecado que veio reparar. Embora seja o Senhor, posso tratá-lo como amigo.
Trate-O como pai, irmão, mestre, como esposo, ora de uma maneira, ora de outra. Ele mesmo lhe ensinará o que você deve fazer para contentá-lo.
Fui durante minha vida muito devota de Jesus Cristo(...). Por ser grande minha devoção a ele, (...) eu voltava sempre ao costume de me alegrar na companhia do Senhor, especialmente quando comungavva. Quereria conservar diante dos olhos seu retrato ou sua imagem, pois não podia guardá-la na minha alma tão profundamente como teria querido. É possível, meu Senhor, que meu pensamento teria admitido, nem que fosse por uma hora, que me impediríeis atingir um tão grande bem?
Donde me vieram todos os bens senão de Vós? (...).
Todos os bens nos vêm deste Senhor nosso. Ele instruirá vocês. Considerem sua vida, é o melhor modelo. Quem queremos ter de melhor ao nosso lado, senão um tão bom amigo que não nos abandonará nas penas e tribulações, como o fazem os deste mundo? Bem aventurado aquele que o ama e o guarda sempre junto de si. Olhemos o glorioso São Paulo: dir-se-ia que Jesus estava sempre a sair de sua boca, a tal ponto ele o guardava presente em seu coração. Depois que compreendi isso, considerei com atenção alguns santos, grandes contemplativos, e eles não seguiam outro caminho. São Francisco o mostra por seus estigmas. Santo Antônio de Pádua pelo Menino. São Bernardo encontrava sua delícias na sua Humanidade, Santa Catarina de Sena e tantos outros (...).
Creio ter feito entender quando importava, por mais espiritual que a gente seja, não fugir das coisas corporais ao ponto de imaginar que a Santíssima Humanidade possa prejudicar-nos. Alega-se que o Senhor disse a seus discípulos que era melhor que partisse. Não posso admitir isso.


Jean Abiven - Orar 15 dias com Tereza D'Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...