domingo, 15 de julho de 2018

Quem são as 7 mulheres mencionadas na Oração Eucarística da Missa?

PRIEST AT ALTER

Conheça a história das santas mencionadas pelo padre depois da consagração

Quando o padre adota a Oração Eucarística I, ele tem a opção de recitar uma lista de santos antes e depois das palavras sagradas da consagração. Trata-se de uma lista antiga, que foi mudada poucas vezes ao longo dos séculos.
A primeira lista da Missa destaca a Santíssima Virgem Maria, São José, os 12 apóstolos e outros 12 santos da Igreja primitiva. Depois da consagração, o sacerdote recitará outra lista de 15 santos, incluindo sete mulheres. Mas quem são elas? Conheça um pouco sobre a vida destas santas:
– Santa Felicidade: foi uma jovem escrava do século II. Depois de ficar grávida, Felicidade foi perseguida pelos romanos por sua fé cristã e condenada à morte, juntamente com Santa Perpétua, na arena onde aconteciam os jogos públicos.
St Perpetua AND St Felicity
Fr Lawrence Lew, O.P. | CC BY-NC-ND 2.0
– Santa Perpétua: era uma nobre de Cartago e foi jogada na mesma prisão que Felicidade por se recusar a abandonar a sua fé cristã. Ela relatou sua experiência em um diário até o dia de sua morte.
– Santa Águeda: uma jovem que, em idade tenra, escolheu Jesus como seu cônjuge.  No século III. Águeda foi perseguida por ser cristã e colocada na prisão. Sofreu várias torturas até a sua morte. Foi altamente venerada na Igreja primitiva e acredita-se que, por sua intercessão, uma cidade italiana tenha sido protegida de um vulcão devastador um ano depois que ela morreu.
SAINTE AGATHA
Public Domain

SAINTE AGATHA: Originally from Catania (Italy), Agatha wanted to devote her life to Christ and remain a virgin. The Roman prefect of Sicily, who was attracted to her, tried to seduce her. She resisted his advances, so the prefect sent her to a brothel. Luckily, she managed to stay a virgin. She ended up being tortured: she was tied head down to a column, and her breasts were torn off with a pincer. On the following night, Saint Peter visited her in her prison and healed her. She ended up being dragged on hot coals until she died.
– Santa Luzia: Nascida no século III, Luzia dedicou sua virgindade a Cristo quando ainda era criança, mas sua mãe não estava ciente disso e arranjou um casamento para a menina. Ela se recusou por causa de seus votos. Porém, o homem com quem ela deveria se casar a denunciou por ser cristã. Isso a levou a um horrível martírio. Conta-se que seus olhos foram arrancados antes mesmo de ela ser morta.
LUCY
Public Domain
– Santa Inês: era filha de pais ricos e distintos membros da sociedade romana do século IV. Ela também se dedicou a Deus e se recusou a se casar. Aos 12 anos de idade, foi condenada à morte por sua recusa e por ser cristã. Seu nome significa “cordeiro” e, anualmente, em sua festa, dois cordeiros são abençoados pelo Papa. A lã deles é retirada na Quinta-feira Santa e, depois, utilizada na confecção do pálio que os arcebispos metropolitanos usam sobre os ombros.
AGNES
Public Domain
– Santa Cecília: Assim como Inês, Luzia e Águeda, Cecília era de uma família nobre do século II e também dedicou sua virgindade a Deus. Ela foi forçada a se casar, mas um anjo da guarda ajudou a preservar a sua pureza. Cecília foi condenada à morte por sua fé cristã e é popularmente conhecida como a padroeira da música por suas habilidades nesta arte. Diz-se também que ela frequentemente ouvia melodias do céu.
CECILIA
Public Domain
– Santa Anastácia: foi uma viúva romana do século IV. Depois da morte de seu marido, dedicou sua vida a atos de caridade e à prática de sua fé cristã. Durante a perseguição de Diocleciano, ela foi morta por suas crenças.
Public Domain via WikiPedia


https://pt.aleteia.org/2018/03/07/quem-sao-as-7-mulheres-mencionadas-na-oracao-eucaristica-da-missa/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...