Pular para o conteúdo principal

O coração penitente da Virgem Maria


Imagem relacionada
Na quarta feira de cinzas a nossa igreja inicia um tempo novo. Tempo de reflexão, de reconstruir a aliança com Deus, que por muitos dos nossos pecados, rompemos com Ele. É um tempo de fazer as pazes com Deus que ansioso aguarda por ouvir os nossos passos da volta, como o Pai do filho pródigo, Ele nos espera no portão do nosso coração, mais precisamente nesta época em que estamos mais propícios a buscar por sua misericórdia e piedade: A Quaresma!

Muitas vezes nos propomos a tantas coisas, fazemos propósito de não comer carne, abrimos mão de algumas coisas que gostamos muito, tentamos mudar comportamentos que durante todo o ano esquecemos de trabalhar e no fim, percebemos, a cada ano que nada mudou! Tanto nos esforçamos abrindo mão das nossas vontades neste tempo quaresmal, mas nos frustramos quando olhamos para dentro de nós mesmos e vemos que tão pouco passos demos diante de tantas coisas que precisam ser mudadas em nós.


Mas não podemos, mesmo diante de tão poucos resultados, desistir de nós mesmos, mesmo diante de nenhuma eficácia dos nossos propósitos do ano passado, é preciso continuar, ir em frente irmãos! Tenho pensado uma maneira de este ano, ser mais eficiente e eficaz nos meus propósitos para ser melhor e não encontrei nenhuma maneira a não ser por intermédio do auxílio da Santíssima Virgem Maria.


Quando olhamos para dentro de nós e não conseguimos ver nada de bom para oferecer a Deus, é necessário voltar o nosso olhar para dentro do Coração Dela, da Virgem Maria. Quando não conseguimos ser mais do que estes pobres vermezinhos que somos (como menciona São Luis no Tratado) é necessário olhar para Ela! Quanta pureza, simplicidade, humildade e amor encontramos neste Coração piedoso e constantemente penitente, e penitente por nós, pelos nossos pecados. Ela não precisa suplicar a Deus por pecados nenhum, visto que Ela é a Imaculada Conceição, mas suplica por nós, roga por nossos pecados, clama por nós. Ela nos ensina de uma maneira tão doce e simples como realmente nos penitenciar diante do Altíssimo.


Diante de nossas misérias, trabalhemos então o que nos ensina o parágrafo 211: “o quinto, enfim, e o maior bem, que a amabilíssima Maria proporciona a seus fieis devotos, é interceder por eles junto de seu Filho, apaziguá-lo por suas preces, uni-los a ele por um forte elo, e para Ele os conservar.” Santo Agostinho chama a Santíssima Virgem de Forma Dei, o molde de Deus, aquele que é lançado no molde divino fica em breve moldado e formado em Jesus Cristo e Jesus Cristo nele (parágrafo 219 do TVDSV).


Contudo amados irmãos, convido a vocês neste tempo tão favorável à renovação e purificação, viver de maneira mais imersa em Maria Santíssima a sua quaresma. Que o Coração Imaculado Dela triunfo em nossos corações nos ajudando a reconciliar-nos com Deus com um verdadeiro propósito de não mais pecar, de viver as virtudes desta Boa Mãe escondendo-nos Neste Coração penitente e cheio de amor por nós!


Deus abençoe vocês!!


Salve Maria, esposa do Espírito Santo!

Fonte: Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena dos "54 terços"

A "Novena do Rosário de 54 dias" é uma ininterrupta série de Rosários em honra de Nossa Senhora, revelada à doente incurável Fortuna Agrelli, por Nossa Senhora de Pompéia, em Nápoles, Itália, no ano de 1884. Por 13 meses Fortuna Agrelli sofria de terríveis dores e nem mesmo os médicos mais célebres conseguiam curá-la. Em 16 de Fevereiro de 1884, a menina e seus pais começaram uma novena do Rosário. A Rainha do Santo Rosário a premiou com uma aparição a 3 de março. Maria sentava-se sobre um alto trono, contornado por numerosas figuras; trazia o Seu Divino Filho sobre o colo e na mão um rosário. Nossa Senhora e o Menino Jesus estavam acompanhados por São Domingos e Santa Catarina de Sena. O trono estava decorado com flores, a beleza de Nossa Senhora era maravilhosa. A Santa Virgem disse: "Filha, você me invocou com vários títulos e sempre obteve favores de mim. agora, posto que me invocou com o título que muito me agrada, 'Rainha do santo Rosário', não posso mais …

ALGUMAS FRASES SOBRE NOSSA SENHORA

"Deus reuniu todas as águas e chamou de 'mar'. Reuniu todas as graças e as chamou de 'Maria'! (São Luiz Maria Grignon de Montfort)

"São Bernardo diz que converteu mais almas por meio da Ave-Maria, do que através de todos os seus sermões" (São João Maria Vianney)

"Agradecemos a Nossa Senhora, pois foi ela quem nos trouxe Jesus. (São Pio de Pietrelcina)

"Jamais de ouviu dizer no mundo que alguém tenha recorrido com confiança a esta Mãe Celeste, sem que não tenha sido prontamente atendido" (Dom Bosco)

"Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria, para que nisto conhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós" (São Boaventura)

"A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levarmos Jesus Eucarístico no nosso peito" (Santo Hilário)

"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a Rainha do Céu e da Terra, mas ela é mais Mãe que Rainha" (Santa Terezinha do Menino Jesu…

Oração a Nossa Senhora da Boa Morte

"Nossa Senhora, nossa mãe divina, precisamos de vosso auxílio e proteção mas uma vez. Vós que sofrestes a grande dor de perder vosso Filho, fazei-nos resignados perante os desígnios de Deus, ajudai-nos a descobrir o sentido da vida e da morte. Ajudai-nos a ter fé, a conversar com Deus e escutá-lo. Ó querida Mãe, abri vossos braços e abraçai...(fala-se o nome do enfermo) e concedei-lhe uma morte iluminada por Deus. Pedi a Deus que perdoe todas as suas faltas e seja misericordioso, socorrendo-o (a) na passagem para a vida eterna. Fazei-o (a) merecedora (o) na passagem da vida eterna junto a vós e a Jesus, seu Filho amado. Nossa Senhora da Boa Morte, peço-vos a graça de nos dar a força necessária para assumir, com amor, as horas difíceis a serem enfrentadas, aceitando a vontade de Deus, seus desígnios eternos e impenetráveis. Amém.
(Elam de Almeida Pimenttel)