quarta-feira, 6 de abril de 2016

O pastorzinho de Fátima que morreu oferecendo a sua dor a Deus

beato-francisco-marto-fatima-jesus-segura-cc

Quando ficou doente, ele sofreu muito fisicamente, mas as testemunhas contam que aceitou a dor com serenidade, com fé e com a certeza de encontrar, no céu, “a Senhora vestida de azul”.
“Sofro para consolar Nosso Senhor, e, depois de um tempo, ir para o céu”, dizia ele, conforme as lembranças de Lúcia, cujo pequeno primo faleceu prematuramente há exatos 97 anos, em 4 de abril de 1919.
O beato Francisco Marto, segundo a tradição, foi testemunha da aparição do anjo em 1916 e da Virgem Maria em 1917, em Fátima, junto com sua irmã Jacinta e sua prima Lúcia.
Ele nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de junho de 1908; no dia 20 do mesmo mês foi batizado.
Em seu diário, Lúcia conta que “Francisco era silencioso; e para orar e oferecer seus sacrifícios a Deus, gostava de ocultar-se, inclusive de Jacinta e de mim. ‘Gosto de orar a sós para pensar e consolar Nosso Senhor que está tão triste’. Francisco suportou muitos sacrifícios, feitos também de longos jejuns”.
A Virgem Maria tinha lhe confiado que ele morreria muito jovem. De fato, Francisco adoeceu de pneumonia em dezembro de 1918 e faleceu em Aljustrel, na casa da sua família, às 10 horas da noite de 4 de abril do ano seguinte.
Na sua causa de beatificação foram destacadas suas virtudes de Servo de Deus, em especial a sua vida contemplativa.
A tradição diz que a sua oração favorita era aquela ensinada pelo anjo no dia em que lhe apareceu: “Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão por aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam”.
Francisco Marto foi beatificado junto com sua irmã Jacinta, em 13 de maio do ano 2000, pelo papa João Paulo II. Seu dia festivo é 20 de fevereiro.

http://pt.aleteia.org/2016/04/04/o-pastorzinho-de-fatima-que-morreu-oferecendo-a-sua-dor-a-deus/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt-Apr%2005,%202016%2008:01%20am

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...