Pular para o conteúdo principal

Como viver a pureza nos dias de hoje?

Viver a pureza nos dias de hoje é um grande desafio
A atual sociedade vive uma mudança de valores e ideais que nos coloca em um mundo desestabilizado. O nosso próximo é visto mais como um objeto sexual do que como filho de Deus. O que você diz ao ver uma mulher ou um homem atraente? “Nossa, que filha de Deus!” “Nossa, que filho de Deus!” É mais comum ouvirmos: “Nossa, que gata! Nossa, que gato!”.
Como viver a pureza nos dias de hoje - 940x500
É fundamental entender que a luxúria começa com o olhar e depois vai para o pensamento e, por fim, cai no coração. “Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mt 5,28). Portanto, o pecado não começa somente no ato em si, como a fornicação, mas também no olhar malicioso.
Por isso, seguem três dicas para você viver a pureza nos dias de hoje:
1. Purificação no olhar: ao olhar uma mulher ou um homem que chame a sua atenção, não tampe os seus olhos, mas aprenda a vê-la (o) como filha (o) de Deus. O pecado não está em olhar, mas em permanecer olhando a ponto de desejá-la (o). Faça uma breve oração: “Senhor, eis uma obra admirável aos meus olhos! Eu O louvo por tamanha beleza e peço que ela (e) seja santa (o). Amém”.
2. Purificação no pensar: como consequência de olhar sem a decisão de viver a pureza, os pensamentos começam a fantasiar e os desejos conscientes e inconscientes vão tomando conta da pessoa. Por isso, após olhar, procure não ficar pensando naquela “bela imagem” com a qual você se deparou. Rompa os seus pensamentos quando ela ou ele voltar, pense em outras coisas. Caso permaneça pensando, converse com Deus e entregue a Ele a sua luta em ser um autêntico cristão.
3. Purificação no coração: o Catecismo da Igreja Católica vai nos ensinar que “a purificação do coração exige a oração, a prática da castidade, a pureza da intenção e do olhar” § 2532. Ou seja, você precisa romper com a pornografia, com o sexo antes do casamento, com as orgias e tudo que fere a sua pureza. É questão de decisão e luta contra as más tendências e paixões da carne. Reze com o salmista: «Ó Deus, cria em mim um coração puro» (Sl 50[51], 12).
Se você deseja viver a pureza nos dias de hoje, assuma essas três dicas como meta diária para a sua vida. É preciso treinar-se para alcançar essa virtude. “A pureza do coração nos permitirá ver a Deus e nos permitirá, desde já, ver todas as coisas segundo Ele” (cf. CIC 2531). Eu quero viver a pureza. E você?

http://formacao.cancaonova.com/afetividade-e-sexualidade/castidade/como-viver-a-pureza-nos-dias-de-hoje/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena dos "54 terços"

A "Novena do Rosário de 54 dias" é uma ininterrupta série de Rosários em honra de Nossa Senhora, revelada à doente incurável Fortuna Agrelli, por Nossa Senhora de Pompéia, em Nápoles, Itália, no ano de 1884. Por 13 meses Fortuna Agrelli sofria de terríveis dores e nem mesmo os médicos mais célebres conseguiam curá-la. Em 16 de Fevereiro de 1884, a menina e seus pais começaram uma novena do Rosário. A Rainha do Santo Rosário a premiou com uma aparição a 3 de março. Maria sentava-se sobre um alto trono, contornado por numerosas figuras; trazia o Seu Divino Filho sobre o colo e na mão um rosário. Nossa Senhora e o Menino Jesus estavam acompanhados por São Domingos e Santa Catarina de Sena. O trono estava decorado com flores, a beleza de Nossa Senhora era maravilhosa. A Santa Virgem disse: "Filha, você me invocou com vários títulos e sempre obteve favores de mim. agora, posto que me invocou com o título que muito me agrada, 'Rainha do santo Rosário', não posso mais …

ALGUMAS FRASES SOBRE NOSSA SENHORA

"Deus reuniu todas as águas e chamou de 'mar'. Reuniu todas as graças e as chamou de 'Maria'! (São Luiz Maria Grignon de Montfort)

"São Bernardo diz que converteu mais almas por meio da Ave-Maria, do que através de todos os seus sermões" (São João Maria Vianney)

"Agradecemos a Nossa Senhora, pois foi ela quem nos trouxe Jesus. (São Pio de Pietrelcina)

"Jamais de ouviu dizer no mundo que alguém tenha recorrido com confiança a esta Mãe Celeste, sem que não tenha sido prontamente atendido" (Dom Bosco)

"Deus depositou a plenitude de todo o bem em Maria, para que nisto conhecêssemos que tudo o que temos de esperança, graça e salvação, dela deriva até nós" (São Boaventura)

"A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levarmos Jesus Eucarístico no nosso peito" (Santo Hilário)

"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a Rainha do Céu e da Terra, mas ela é mais Mãe que Rainha" (Santa Terezinha do Menino Jesu…

Oração a Nossa Senhora da Boa Morte

"Nossa Senhora, nossa mãe divina, precisamos de vosso auxílio e proteção mas uma vez. Vós que sofrestes a grande dor de perder vosso Filho, fazei-nos resignados perante os desígnios de Deus, ajudai-nos a descobrir o sentido da vida e da morte. Ajudai-nos a ter fé, a conversar com Deus e escutá-lo. Ó querida Mãe, abri vossos braços e abraçai...(fala-se o nome do enfermo) e concedei-lhe uma morte iluminada por Deus. Pedi a Deus que perdoe todas as suas faltas e seja misericordioso, socorrendo-o (a) na passagem para a vida eterna. Fazei-o (a) merecedora (o) na passagem da vida eterna junto a vós e a Jesus, seu Filho amado. Nossa Senhora da Boa Morte, peço-vos a graça de nos dar a força necessária para assumir, com amor, as horas difíceis a serem enfrentadas, aceitando a vontade de Deus, seus desígnios eternos e impenetráveis. Amém.
(Elam de Almeida Pimenttel)