Ave Maria, Virgem Poderosa, Imaculada Conceição, Rainha das vitórias, que as Vossas Lágrimas de sangue destruam as forças do inferno. Que assim seja!
domingo, 26 de maio de 2013
Adorar VS Venerar
Poderão dizer que venerar e adorar são a mesma coisa, pois o dicionário Aurélio traz esta como sinônimo daquela. Vamos ver?
Bem, nenhum dicionário é tratado de epistemologia, de hermenêutica ou de exegese. E qualquer estudo mais sério de sinonímia dirá que não há sinônimo que seja absolutamente equivalente.
Ainda que se existem duas palavras distintas para designar algo ou uma ação, é porque cada uma delas dá um matiz diverso da coisa ou da ação designada. Se duas palavras são absolutamente idênticas, a
língua tende a eliminar uma delas.
Assim, adorar não é venerar, nem, muito menos, idolatrar. Cada uma dessas palavras tem sentidos diferentes.
Se o pai-dos-burros não faz essa distinção, é porque é um pai-dos-burros muito pouco sábio. E apesar de o mais famoso pai-dos-burros, no Brasil, se chamar Aurélio, se compará-lo com qualquer pai-dosburros
estrangeiros, verá logo uma diferença... uma diferença... digamos... gigantesca.
Adorar significa reconhecer como Deus, criador de todas as coisas. Idolatrar, embora o Aurélio não explique isso, significa em certo sentido o oposto, pois designa a ação de adorar uma criatura em vez de
adorar o Criador.
Materialmente, a ação de adorar e a ação de idolatrar são idênticas. Formalmente são opostas.
Um exemplo didático para compreender a diferença entre matéria e forma, na consideração de uma
ação:
Um médico que opera o coração de um doente e um assassino, materialmente, agem da mesma
forma: abrem o peito de um ser humano com instrumento perfurador e cortante (bisturi ou punhal). Entretanto,
formalmente suas ações são opostas, pois um tem por fim curar o homem de quem abriu o peito; enquanto o
outro visa tirar a vida de quem abriu o peito com o punhal.
Assim quem adora a Deus e quem adora o ídolo materialmente fazem as mesmas coisas, que formalmente são opostas. Por isso é que existem as palavras adorar e idolatrar.
O Aurélio diz que adorar, venerar, idolatrar, amar extremamente são sinônimos. E quem o seguisse, concluiria que, quando alguém diz: “Eu adoro chocolate”, estaria considerando que chocolate é o
Criador do céu e da terra. E quando alguém dissesse: “Amo extremamente meus filhos”, estaria - na opinião
do Aurélio - cometendo ato de idolatria, já que para ele, amar extremamente é o mesmo que adorar.
O vê para que atoleiro nos conduziu o pai-dos-burros? O melhor e deixar de lado o pai-dos-burros.
Sair do atoleiro. Ser “órfão”. Pelo menos quando discutir religião ou filosofia, não nos baseemos em dicionários populares; seja “órfão”, repito.
No II livro dos Reis (18,3-4) que o Rei Ezequias destruiu a serpente de bronze feita por Moisés.
“Fez o que é bom aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai. Destruiu os lugares altos, quebrou as estelas e cortou os ídolos de pau asserás. Despedaçou a serpente de bronze que Moisés tinha feito, porque os israelitas tinham até então queimado incenso diante dela. (Chamavam-na
Nehustã).” 2Rs (18,3-4)
Pois o que prova esse texto?
Prova:
1) que Moisés fizera de fato uma serpente de bronze;
2) que essa serpente fora conservada pelos judeus durante longo tempo;
3) que eles acabaram por adorá-la ou a prestar-lhe culto indevido;
4) que por isso, Ezequias a quebrou.
Teria agido mal Moisés ao fazer a serpente de bronze? É claro que não, pois foi o próprio Deus
quem ordenou fazê-la e olhar para ela para que os judeus se curassem.
Erraram os judeus conservando-a? É evidente que não, porque mostravam gratidão e obediência a
Deus. E entre os que conservaram estavam Moisés, Josué, os Juízes, Daví, Salomão. Será que todos eles
estavam errados? Será que nenhum deles tinha um “Aurélio” - um dicionário à mão para saber que adorar,
venerar, reverenciar, amar extremamente é tudo a mesma coisa? Por que, durante tantos séculos, Deus e
seus enviados permitiram que se guardasse a serpente de bronze?
É evidente que permitiram porque ela não era adorada. Quando a transformaram abusivamente em ídolo, Ezequias a destruiu. Abusus non tolit usum. O abuso não tolhe o uso. Se alguém abusa do culto de dulia de um santo e de sua imagem, e passa da veneração a idolatria, isso é um abuso condenável que não
proíbe nem invalida o culto de dulia - e não de latria - de um santo e de sua imagem.
Erraram depois os judeus transformando-a em ídolo? Evidente que sim, e, por isso fez bem Ezequias em destruí-la. Portanto, enquanto não se adora uma imagem como se fosse Deus, é lícito tê-la e mesmo “olhar para ela para ser curado” como Deus mandou.
E nenhum católico de verdade olha para uma imagem de Nossa Senhora e dos santos julgando que sejam Deus e adorando essas imagens. Nós as veneramos tal como um filho venera o retrato de sua mãe.
E quando rezamos para Nossa Senhora, só repetimos o texto de São Lucas — “Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. (Lc 1,28). Em São Lucas se lê ainda: “Todas as gerações
me chamarão de bem aventurada” (Lc 1,48). Todas as gerações chamarão a Virgem Maria de bem
aventurada.
Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu doze apóstolos para ensinar a todos quem Ele era, e quem não ouve esses mediadores de Cristo, não ouve o próprio Cristo: “Quem vos ouve, a Mim ouve” (Lc 10,16).
Cristo exigiu que ouvíssemos seus apóstolos e evangelistas como “mediadores segundos”, entre Deus e nós.
E a Pedro Ele disse: “E tu, depois de convertido confirma teus irmãos”. A nenhum outro Ele deu essa missão.
“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na
terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será
desligado nos céus”. (Mt 16,19)
Por Rosivaldo Moreira da Silva
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