sexta-feira, 26 de julho de 2019

Oração e devoção a Nossa Senhora Senhora da Estrada


Carregando seu filho nos braços, Maria conheceu bem os perigos das estradas

A devoção a Nossa Senhora da Estrada chegou ao Brasil com os jesuítas. Atualmente, é difundida principalmente pela Pastoral Rodoviária, um serviço da Igreja Católica que leva a Palavra de Deus aos profissionais da Estrada nos quatro cantos do país.

E não é de hoje que caminhoneiros, motoristas, viajantes e aqueles que pegam a estrada por qualquer motivo recorrem à proteção de Nossa Senhora. Ela vivenciou os perigos das estradas, carregando seu filho Jesus, nos braços, ao lado do bom José.
No tempo de Maria, viajar era uma arriscada aventura. Imagine a dificuldade para atravessar um deserto, uma mata fechada, rios e pântanos!  Sem contar com o perigo iminente de animais selvagens…

A devoção

A tradição mais antiga da invocação a Nossa Senhora da Estrada teve início no começo século XIII, na Itália. Nessa época um desconhecido colocou um quadro com a imagem de Maria e o menino Jesus, de autoria anônima, numa velha capelinha à beira da estrada, logo na saída de um dos caminhos que ligavam Roma ao interior.
Surpresos, os viajantes começaram a parar diante da capelinha para orar a Deus pedindo a sua proteção com a ajuda da Virgem Maria. A divulgação do culto correu rápida alcançando toda a cristandade, do Ocidente e do Oriente. Muitas igrejas foram erigidas e colocadas sob a invocação de Nossa Senhora da Estrada. A mais antiga era aquela capelinha, mas foi derrubada, reconstruída e dedicada à Santa Maria da Estrada, onde o quadro original permaneceu para a veneração dos fiéis.
Mais tarde, tornou-se uma igreja importante para os jesuítas, porque foi a primeira a lhes ser confiada pelo Papa Paulo III, em 1541. Três anos depois, anexa a ela se construiu a casa da Companhia de Jesus, ou ‘casa de La Strada’ onde o fundador da recente Ordem viveu até o final da vida.
De novo, em 1602, a igreja foi demolida, desta vez com parte da casa anexa, para dar para dar lugar à igreja titular da Companhia de Jesus. Entretanto, dentro do novo templo, chamado igreja ‘del Gesú’ construíram uma pequena réplica da capelinha para abrigar o quadro original da imagem de Nossa Senhora da Estrada. Em algumas localidades essa imagem é venerada com o nome de Nossa Senhora dos Viajantes. O dia de sua festa é 24 de maio.

Oração

Uma das mais belas orações dedicada à Nossa Senhora da Estrada foi escrita pelo Papa Pio XII, em 1957. Reze:
“Ó doce Maria Nossa Mãe Celeste,
sê guia dos nossos passos nas Estradas muitas vezes pedregosas de nossa vida,
e quando esta chegar ao seu fim,
sê para nós porta do céu
e mostra-nos o fruto Bendito de Teu Ventre, Jesus. Amém.”

https://pt.aleteia.org/2019/07/24/oracao-e-devocao-a-nossa-senhora-senhora-da-estrada/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...