sexta-feira, 26 de julho de 2019

A santa que acreditava que Deus não via os pecados cometidos à noite

THEODORA

Santa Teodora se arrependeu profundamente de ter traído seu marido, pensando que a noite cobriria seu erro

Quando a noite cai, é muito mais fácil pecar. Somos tentados a pensar que a escuridão “esconde” nosso pecado e que Deus não vê o que fazemos.
É exatamente nisso que Santa Teodora acreditava, pensando honestamente que a escuridão a esconderia de Deus.
Santa Teodora viveu na Alexandria durante o século V. Ela era casada com um bom marido, também cristão fiel.
O diabo reconheceu a santidade de Santa Teodora e enviou-lhe muitas tentações. Ele até fez outro homem rico mandar presentes para ela, na esperança de que ela eventualmente fizesse sexo com ele.
A princípio, as tentações não fizeram nada, mas a natureza ingênua de Teodora foi superada quando outra mulher lhe disse: “Deus sabe e vê tudo o que é feito durante o dia, mas qualquer coisa cometida ao entardecer e ao entardecer, Deus não vê. ”
Ela então cedeu aos desejos do outro homem e teve uma “transa de uma noite” antes do amanhecer.
O homem saiu de manhã e quando o marido voltou de uma viagem, Teodora chorou amargamente. Ela não contou ao esposo o que aconteceu e, quando ele estava fora, correu para o mosteiro mais próximo.
Envergonhada pelo que fez, Santa Teodora trocou de roupa e cortou o cabelo, entrando no mosteiro como homem. Lá, ela passou vários anos, cumprindo uma penitência pelo pecado que cometeu.
Sua vida foi muito difícil, mesmo vendo o marido passando pela estrada, embora ele não a reconhecesse. Ela estava muito envergonhada de se revelar para ele e passou o resto de sua vida longe do homem que amou.
Quando ela morreu, seu marido foi inspirado por Deus a ir ao mosteiro e revelou ao abade que “o irmão Theodore” era de fato sua esposa. Ele, então, passou o resto de sua vida na mesma cela que sua esposa ocupou.
A história de Santa Teodora nos lembra que até os santos podem cometer erros. Eles nem sempre eram indivíduos perfeitos e suas escolhas nem sempre eram as melhores. No entanto, o que os diferencia é o desejo de cumprir a vontade de Deus e superar suas fraquezas para viver uma vida de virtude.
Isso não significa que precisamos correr para o mosteiro mais próximo toda vez que pecamos, mas precisamos correr para Deus, pedindo-lhe perdão.
A boa notícia é que Deus nos receberá em seus braços amorosos, assim como o Filho Pródigo de que Jesus fala nos Evangelhos. Deus está sempre lá, esperando por nós; simplesmente precisamos nos afastar dos nossos pecados e correr em direção a ele.
A trágica história de Santa Teodora também nos lembra que a noite não oculta nossos pecados. Quando a manhã chega, a luz de Deus brilha em nossos pecados e revela o fruto ruim que a noite trouxe.
Vamos aprender com o erro de Santa Teodora. Mas, se nos encontrarmos pela manhã lamentando o que fizemos na noite anterior, corra para a Igreja mais próxima e reconcilie-se com Deus. Ele está lá esperando por você, pronto para buscá-lo como um pai amoroso, colocando você no caminho certo de volta para ele.

https://pt.aleteia.org/2019/07/23/a-santa-que-acreditava-que-deus-nao-via-os-pecados-cometidos-a-noite/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...