Pular para o conteúdo principal

Não quero parecer "crente" vivendo a modéstia, como faço?

Muitas meninas tem essa dúvida quando iniciam na modéstia, querendo mudar o guarda-roupas. Receiam em mudar e serem confundidas com protestantes, de seitas como a "congregação cristã" e "deus é amor". Fiz este post explanando as razões porque acho que, com muito bom senso e bom gosto, isso não acontece. E dou algumas dicas de vestimentas e acessórios que ajudarão a diferenciar, e não parecer "brega" nem antiquada.
Em primeiro lugar, a Modéstia Católica visa esconder o corpo, não mostrar demasiadamente para não ser objeto de pecado para os homens, assim diz as Sagradas Escrituras:
"Ouvistes o que foi dito aos antigos: "Não cometerás adultério". Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já cometeu adultério em seu coração." (Mat 5, 27-29).

Os homens são mais propensos a caírem no pecado da impureza, como todos sabemos, por isso é dever da mulher principalmente serem modestas, não mostrar o seu corpo com roupas colantes, decotes, etc. Bem, tendo em vista isso, vamos levar em consideração outro ponto: As Mulheres Católicas tornam-se modestas seguindo um belo exemplo: A Virgem Santíssima Mãe de Deus, sempre pura, sempre modesta, que é nosso modelo de perfeição, e nós devemos nos parecer com ela, na modéstia, na pureza. Só é lícito mostrar o corpo entre marido e mulher.
A Modéstia Católica portanto, nada tem a ver com a 'modéstia' protestante, onde elas não tem como modelo a Santíssima Virgem Maria. Além de outras diferenças de pensamento e de atitudes que irei explicar mais adiante.
Há, muitas diferenças entre as Católicas que vivem a modéstia e as protestantes, e se nós levarmos em consideração estas diferenças na hora de nos vestir, e também em nossas atitudes como Cristãs, isso ficará visível. Pois o nosso exterior reflete o interior, ou seja: Que Maria brilhe em vós.


1° Dica: Jeans 👖
Protestantes usam saias Jeans, e geralmente são curtas (acima dos joelhos), e quase sempre coladas. É raríssimo encontrar uma protestante usando uma saia jeans mais comprida ou menos colada, geralmente porque o Jeans é grosseiro e "reto", sem corte. E isso é um marco importante na vestimenta das protestantes. Então a dica que dou é evitar esta peça Jeans, eu evito primeiramente porque acho feio, depois porque é imodesto (por ser curta demais), e também colante. Prefira tecidos mais leves, maleáveis, escolhendo dependendo da época do ano, e também da região. Nada impede que se use um vestido jeans, abaixo dos joelhos, ou um tecido semelhante ao jeans, como Chambray por exemplo. Porém, deve-se tomar cuidado para não ficar muito parecido com as que as protestantes usam e não ser muito curto, ao menos que não mostre os joelhos ao sentar.

2° Dica: Brincos e acessórios 
👒
👜

Protestantes não usam brincos, nem acessórios. Digo algumas seitas protestantes, pois é impossível falar em nome de todas, onde cada uma tem sua doutrina diferente da outra. Porém, na maioria das seitas protestantes que se usam saias e vestidos, seguem esta regra. E isso pode ser um diferencial para a Mulher Católica, que pode se adornar, contanto que não tenha o pensamento em provocar o sexo oposto (exemplo: uma mulher casada enfeitar-se para outro homem além do marido). Porém se fizer por um desejo vaidoso de aparecer nem sempre é pecado mortal, as vezes venial. Como bem disse São Tomás de Aquino:
"Se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato, não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente. Se o fizerem, porém, por leviandade, ou mesmo por um desejo vaidoso de aparecer, nem sempre será pecado mortal, mas às vezes venial.
Diga-se o mesmo, aliás, a respeito dos homens." ou ainda São Francisco de Sales: “Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso.”

Bem, tendo em vista esse pequeno detalhe que fiz questão de ressaltar, citando os escritos dos Santos doutores da Igreja, voltemos ao nosso raciocínio: A Mulher Católica pode adornar-se, enfeitar-se, usar brincos, acessórios, pulseiras, colares, esmaltes, e outros tipos de adornos que a deixam mais bela e feminina, e que as protestantes não usam.
Outro acessório que pode te diferenciar delas são os cintos. É raro uma protestante usar cinto, por que é um adorno bonito, que dá elegância à mulher. E se for bem usado pode ficar muito bonito.


3° Dica: Maquiagem 
💄👸
Usando o bom senso, podemos usar maquiagem também, claro sem excessos e dependendo da ocasião. Ao meu ver, na Santa Missa dispensa-se qualquer coisa que chame a atenção dos outros, mesmo à olhares femininos por curiosidade. Devemos ser modestas, nos esconder o máximo possível para que Deus seja o centro. Mas cada ocasião uma ação, podemos usar uma maquiagem modesta sim, pois as protestantes também não usam nenhum tipo de maquiagem.

4° Dica: Cabelos bem cuidados e com corte 💇
👱
Acho que isso não é novidade para ninguém, as protestantes não cortam os cabelos, a maioria não tira nem as pontas, e por isso eles vão ficando despontados, feios, e muito mau cuidados. A Mulher Católica é diferente, tem todo o cuidado com a aparência, pois não se deve ter um visual imodesto, com calças, shorts, mini-saias, mais parecendo a mulher gato, tem quem use até calça de couro [coisa horrorosa e imodesta] porém tampouco apresentar um visual desleixado. Podemos ser elegantes, bonitas e modestas ao mesmo tempo, e para isso o cabelo exige um cuidado especial, tendo um corte adequado e serem saudáveis e bem cuidados.
Lembrando aqui neste quesito que não é aconselhável a mulher ter cabelos com cortes masculinos. Há cortes para cabelos curtos que são femininos, há cortes que são exclusivamente masculinos, e isso masculiniza a mulher, tira sua feminilidade. Exemplo disso são algumas lésbicas que quando assumem publicamente seu pecado, cortam os cabelos desta forma. Isso deve ser evitado pelas mulheres Católicas, pois devemos preservar o dom que Deus nos deu: Ser Mulher, feminina! Deus nos criou diferente do homem e isso é bom.

Dica: Usar uma medalha de Nossa Senhora, cruz etc. 🔗
👏
Esta dica é preciosa! Como é bom levar a nossa fé estampada no rosto, agora falo com minhas irmãs da fé, aquelas consagradas a Nossa Senhora que usam seu escapulário castanho no pescoço, ou a medalha milagrosa de nossa Senhora, e não tem vergonha disso [os homens também, por que não?].
Usar estes sinais externos são importantes para nos diferenciar das protestantes, bem como mostrar que não nos envergonhamos da nossa fé e de nosso Deus.
-------
Como podemos ver, há várias diferenças de aparência e comportamento das protestantes e católicas. Não há motivo para achar que são apenas as saias. Há uma maneira de pensar diferente, de se comportar e de se vestir, e somando tudo isso veremos no final das contas que não ficamos iguais a elas, exceto quem sabe, quando estamos com preguiça de nos vestir bem de nos arrumar.
As protestantes pensam de forma diferente, não amam a Virgem Maria, não a levam como exemplo, além de outros fatores externos como não tirar a sobrancelha, nem fazer depilação por exemplo, pequenos detalhes que nos deixam mais belas, e podem ser feitas pelas mulheres, se for para agradar seu marido e se adornar de uma forma pura. Tendo isso em vista podemos perceber porque fica tão "brega" ver uma protestante de saia, pois não vemos apenas as vestimentas, mas o conjunto, ou seja a apresentação da pessoa, e tudo faz diferença no final.

Espero ter contribuído um pouco para ajuda-las neste caminho da santa Pureza. Que nossa Senhora as inspire em como A imitar cada dia mais.
Salve Maria Puríssima.

Fonte: Flores da Modéstia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novena dos "54 terços"

A "Novena do Rosário de 54 dias" é uma ininterrupta série de Rosários em honra de Nossa Senhora, revelada à doente incurável Fortuna Agrelli, por Nossa Senhora de Pompéia, em Nápoles, Itália, no ano de 1884. Por 13 meses Fortuna Agrelli sofria de terríveis dores e nem mesmo os médicos mais célebres conseguiam curá-la. Em 16 de Fevereiro de 1884, a menina e seus pais começaram uma novena do Rosário. A Rainha do Santo Rosário a premiou com uma aparição a 3 de março. Maria sentava-se sobre um alto trono, contornado por numerosas figuras; trazia o Seu Divino Filho sobre o colo e na mão um rosário. Nossa Senhora e o Menino Jesus estavam acompanhados por São Domingos e Santa Catarina de Sena. O trono estava decorado com flores, a beleza de Nossa Senhora era maravilhosa. A Santa Virgem disse: "Filha, você me invocou com vários títulos e sempre obteve favores de mim. agora, posto que me invocou com o título que muito me agrada, 'Rainha do santo Rosário', não posso mais …

Terço da Virgem Poderosa

Creio em Deus Pai...
Pai Nosso....
Três Ave Maria. ..

Nas contas Grandes. 
Magníficat
A minha alma glorifica o Senhor. 
Meu espirito se alegra em Deus, meu Salvador. 
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva. 
Doravante todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada. 
Porque o Todo-poderoso fez em mim maravilhas. 
Santo é o seu nome. 
A sua misericórdia se estende de geração em geração 
sobre aqueles que o temem. 
Ele manifesta maravilhas com o seu braço: 
Dispersa corações orgulhosos. 
Derruba o trono dos poderosos, 
e exalta os humildes. 
Aos famintos ele enche de bens 
Despede os ricos de mãos vazias. 
Socorre seu povo, seu servo, 
lembrando sua própria misericórdia. 
Como havia prometido aos nossos Pais, 
em favor de Abraão e de sua descendência 
Para sempre. (Lc 1,46-55)

Nas Contas Pequenas.
Ave Maria, Virgem Poderosa,
Imaculada Conceição Rainha das Vitórias, que Vossas Lágrimas de  Sangue destruam as forças do inferno. Que assim seja

No vezes Glória:
A Cruz Sagrada seja Minha Luz, não  seja o dragão …

Despedida de solteira com adoração ao Santíssimo inspira casais católicos

Uma despedida de solteira diferente e católica, assim foi o último dia antes do casamento de Verônica Mendes, que testemunhou esta experiência nas redes sociais e está inspirando vários casais. No dia 6 de agosto, Verônica publicou em seu Facebook a foto em que aparece ajoelhada diante do Santíssimo Sacramento, com o título “Minha despedida de solteira”. A publicação ganhou grande repercussão, alcançando cerca de 700 compartilhamentos, milhares de curtidas e centenas de comentários. No post, ela descreve que “após o momento de diversão” preparado por suas amigas, elas a conduziram ao “andar debaixo da Comunidade, onde estava Jesus, me esperando”. “Pétalas de rosas vermelhas adornando o chão, que me recordaram o amor e o sangue de Jesus derramado por nós, meu nome e do meu noivo próximos ao Sacrário e um véu para moças casadas, lindo de emocionar”. Segundo Verônica, ela havia passado a semana exausta, estava nervosa, ansiosa e ainda tinha algumas coisas do casamento – que seria no dia segu…