sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Esplêndidos ícones tecidos a dedo – e guiados, talvez, por uma mão invisível?

Após um derrame, Vladimir Denshchikov sentiu a mão quase paralisada mover-se cada vez mais livremente, como se não fosse ele próprio quem a guiava

Vladimir Denshchikov
O artista ucraniano Vladimir Denshchikov emprega a técnica domacramê, arte de tecelagem manual que não utiliza nenhumtipo de ferramenta, para, apenas com seus dedos que trançam os fios, criar ícones religiosos esplêndidos, que exigem milhões de nós e meses de trabalho árduo.
Vladimir Denshchikov003

Cada ícone demora de 3 a 9 meses para ficar pronto – e Vladimir os elabora há mais de 30 anos!
Nascido 1952 em Kiev, ele tem uma reconhecida carreira profissional como ator, diretor teatral e professor de atuação, mas o seu “hobby” de trançar ícones religiosos com fios de linho lhe consegue ainda mais reconhecimento e admiração internacional.
Vladimir Denshchikov010
Apenas as mãos e o rosto dos anjos e santos são pintados sobre tela, enquanto todo o resto de cada ícone é composto pelos milhões de nós de linho puro, em fios de 0,5 a 2 metros de comprimento.
Em 2007, Vladimir Denshchikov sofreu um acidente vascular cerebral que, além de afastá-lo do teatro, também deixou uma das suas mãos parcialmente paralisada. Enquanto se recuperava, ele insistiu em continuar trabalhando no ícone que queria entregar à igreja de Malorechenskoye. Foi na sua luta para tecer os minúsculos nós que ele sentiu a mão mover-se cada vez mais livremente, como se não fosse ele próprio quem a guiava…
O artista considera a sua recuperação um milagre.
Admire um pouco mais da sua obra extraordinária:

Vladimir Denshchikov014

Vladimir Denshchikov016

Vladimir Denshchikov019

Vladimir Denshchikov021

http://pt.aleteia.org/2015/12/10/esplendidos-icones-tecidos-a-dedo-e-guiados-talvez-por-uma-mao-invisivel/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=topnews_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt-Dec%2010,%202015%2007:22%20pm


Nenhum comentário:

Postar um comentário