domingo, 23 de junho de 2019

As regras de minimalismo dos santos



Muito antes de Marie Kondo, São Francisco já ensinava a buscar o essencial

O minimalismo é a tendência a reduzir tudo ao essencial, a despojar-se das coisas excessivas. Esta palavra ou tendência, hoje, está muito em moda, e mais ainda graças à exitosa série da Netflix que tem como protagonista a guru da organização Marie Kondo.
Dizem que a tendência ao minimalismo nasceu nos anos 1960. Mas sabemos que os santos, muito antes disso, já nos ensinavam com seu testemunho a reduzir tudo para nos centrarmos no essencial, Cristo.
Não é à toa que existe um ramo dos franciscanos chamado “mínimos”, que tem como fundador São Francisco de Paula.
Mas o minimalismo dos santos vai além do campo estético, trata-se de um despojamento de tudo, como sinal de caridade perante os irmãos, a Igreja e para centrar toda a vida, sem distrações ou impedimentos, no amor a Cristo.
Nestas 6 regras do minimalismo, podemos ver como os santos vão muito além nesse conceito, e principalmente através do testemunho de vida:
PRIMEIRA REGRA
Elimine tudo que não te faz falta
Eu realmente preciso disso? Tal coisa acrescenta algo a minha vida?
Santa Teresa d’Ávila resumiria esta regra com uma bela oração: Nada te turbe, nada te espante, tudo passa, Deus não muda; a paciência tudo alcança; a quem tem a Deus, nada falta. Só Deus basta.
SEGUNDA REGRA
Não se apegue aos objetos
Muitas vezes guardamos algo por carinho. Mas, na verdade, não é do objeto em si que gostamos, mas da recordação.
São Francisco de Assis despojou-se completamente de seus bens, até de suas roupas, diante de uma multidão de pessoas, do bispo e do seu pai. Só deixando todos os bens materiais herdados do seu pai terreno, poderia depositar todo o seu tesouro e todas as suas esperanças no Pai celestial.
TERCEIRA REGRA
Ordem e simplicidade em casa
Elimine o supérfluo para criar uma nova ordem única, valorizando a simplicidade.
Aqui temos o exemplo de São Bento e sua regra “Ora et Labora”: Organize toda a sua casa (a Ordem), para que com poucas posses compartilhadas entre todos os religiosos, encontre-se a harmonia e a simplicidade para o bem-estar comum. Um bem alcançado com uma excelente organização que combina o trabalho e a oração durante todo o dia, sem esquecer o merecido descanso.
QUARTA REGRA
Valorize o seu tempo e selecione os seus compromissos
Seja produtivo, não procrastine e selecione o que é mais importante para você. Aprenda a dizer não.
Santo Afonso Maria de Ligório: “Não há coisa mais breve que o tempo; mas tampouco há nenhuma mais preciosa que ele. Não há nada mais breve que o tempo, porque o passado já não existe, o futuro é incerto e o presente se reduz a um momento… Mas quanto tem de breve o tempo de nossa vida, tanto tem de precioso, porque em cada momento podemos adquirir tesouros de méritos para o Paraíso, ao empregar o tempo com juízo…”
QUINTA REGRA
Controle a sua mente
Tente manter sua mente calma, reduza o estresse, mantenha-se no presente e no aqui e agora.
Santa Teresinha do Menino Jesus nos dá exemplo de como manter a calma: um dia, na lavanderia, uma monja não parava de respingar água suja no seu rosto. Ela, no início, quis repreendê-la por sua atitude, mas depois pensou que aquele seria um bom exercício para sua paciência.
SEXTA REGRA
Menos é mais
Reduza sua vida ao essencial
O que é o essencial? Para o cristão, seguramente é o amor, como diz São Paulo: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”.

https://pt.aleteia.org/2019/03/12/as-regras-de-minimalismo-dos-santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...