sábado, 4 de abril de 2020

Vivendo no Domingo de Ramos em confinamento, é possível


Este Domingo de Ramos será bem particular, pois as igrejas estarão vazias. Mas isso não quer dizer que os fiéis não serão capazes de agitar seus ramos e fazer da semana que se inicia uma verdadeira Semana Santa

Aprocissão do Domingo de Ramos inaugura a Semana Santa. Jesus está presente e ativo na liturgia da Igreja. Se a liturgia evoca o passado, essa presença misteriosa de Cristo torna esse passado atual. No Domingo de Ramos, Jesus entra em Jerusalém, a Cidade Santa, onde ele morrerá e ressuscitará.
Todos os cristãos são atores desse drama, representando as multidões que acenam seus ramos para aclamar o Senhor. Neste domingo, Jesus é aclamado como o grande vencedor. Ele entra em Jerusalém para lutar, como em um combate.
Ele luta contra todas as forças do pecado e da morte, e sua paixão é misteriosamente o caminho para a vitória, a armadilha que ele impõe à morte. Ele a esmagará com a sua ressurreição. Os cristãos têm tanta certeza de sua vitória – ele não é o Filho de Deus? – que começam a aclamá-lo antes mesmo do início do combate: “Hosana no alto do céu!
Um olhar que vai além do gesto litúrgico
Esses ramos são o símbolo das boas ações pelas quais nós aclamamos o Senhor de maneira mais simples e duradoura. Eles serão nossa oração mais fervorosa durante esta semana. Mostram o cuidado que teremos em ler os textos da liturgia em nossa casa.
Os ramos também representam um exame mais atento da nossa vida, antes de receber o perdão pelas nossas faltas e tomar novas resoluções para uma vida nova. Eles representam as mortificações que imporemos a nós mesmos durante esta semana, a fim de participarmos da cruz de Cristo. Por último, mas não menos importante, eles representam o progresso que faremos na amizade e no serviço, sem condicionamentos, e para com todos. No dia da Páscoa, sentiremos então uma imensa alegria!

https://pt.aleteia.org/cp1/2020/04/03/vivendo-no-domingo-de-ramos-em-confinamento-e-possivel/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...