terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Liberte-se das tentações com este plano de ação



São Francisco de Sales explica a melhor maneira de evitar cair em tentação

Muitas vezes, é difícil de nos libertarmos de um mau hábito que nos leva ao caminho escuro do pecado.
Todos os dias decidimos fazer melhor e, sinceramente, queremos melhorar nossas vidas, não é mesmo? Porém, sempre caímos e sempre cometemos pecado.
Como, então, podemos sair dessa rotina perigosa e entrar na liberdade por viver em comunhão com Deus?
São Francisco de Sales, em seu livro “Introdução à Vida Devota”, explica que, se queremos diminuir a influência que pecados específicos têm sobre nós, precisamos rastrear as causas que nos levam ao pecado. Todos nós temos nossas fraquezas, e deve ser bastante fácil entender o que é que nos leva a uma certa direção. Diz ele:
“Essas inclinações, meu filho, estão em oposição direta à devoção … enfraquecem o poder mental, atrapalham os consolos divinos e abrem a porta para as tentações; e, embora não destruam a alma, causam doenças muito graves.”
São Francisco de Sales usa algumas analogias diferentes para descrever como nossas inclinações ao pecado podem nos prender ao longo do tempo. Inicialmente, elas podem não levar ao pecado, mas se não nos vigiarmos, nos encontraremos em um lugar perigoso para nossa alma:
“A aranha não consegue matar abelhas, mas pode estragar o mel … Uma imprecisão insignificante, um pouco de pressa em palavras ou ações, algum pequeno excesso de alegria , no vestuário, podem não ser muito importante  se estes forem imediatamente ouvidos e varridos como teias de aranha espirituais; – mas se lhes for permitido permanecer no coração, ou, pior ainda, se tivermos prazer neles e nos entregarmos a eles, nosso mel logo será estragado, e a colmeia de nossa consciência será sobrecarregada e danificada.”
Se você deseja experimentar a verdadeira liberdade, pense sobre seus maus hábitos e descubra o que o leva a cometê-los repetidamente. Às vezes, podemos estar conversando com uma pessoa em particular ou visualizando um site que nos leva ao caminho errado. Outras vezes, pode ser o impulso que levamos para casa do trabalho que desperta dentro de nós uma tentação à qual não podemos resistir.
Seja o que for, se queremos nos libertar, às vezes temos que nos esforçar para evitar certas coisas até termos confiança e força para resistir a elas no futuro.

https://pt.aleteia.org/2020/02/21/liberte-se-das-tentacoes-com-este-plano-de-acao/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...