quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O perigosíssimo caminho que Maria percorreu para visitar Isabel

MARY VISITS ELIZABETH

O gesto de generosidade de Maria poderia ter tido um final bem diferente

O Evangelho de São Lucas narra que a Virgem Maria, após receber a notícia sobre a concepção de sua prima, “levantou-se e foi com pressa para a região montanhosa, para uma cidade de Judá, e ela entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel ”(Lucas 1, 39-40).
Acredita-se que Maria tenha recebido a mensagem da gravidez de Isabel quando residia em Nazaré. Já Isabel morava em Ein Karem na época, e a distância entre as duas aldeias é de aproximadamente 150 quilômetros. 
Ein Karem fica nos arredores de Jerusalém e fica a 754 metros acima do nível do mar, enquanto Nazaré está a 346 metros. Isso significa que Maria teve que subir morro acima! Além da dificuldade física, o caminho tinha muitos perigos ocultos. Acredita-se que o caminho de terra que cruzava a região montanhosa tenha sido um local popular para os bandidos, que surpreenderiam os viajantes desavisados.
A boa notícia é que a Virgem Maria, provavelmente, não estava sozinha. Embora o Evangelho apenas mencione Maria neste trajeto, faz sentido acreditar que José tenha garantido a segurança de sua noiva.
Segundo o escritor J. A. Loarte, “provavelmente tenha sido José que providenciou a viagem, procurando uma caravana em que a Santíssima Virgem pudesse viajar em segurança. (…). Alguns comentaristas até acham que ele foi com Maria até Ain Karim”. 
Com isso em mente, não é nenhuma surpresa o fato de Maria ter tido “pressa” para visitar Isabel. Ela realmente esperava que sua caravana não fosse atacada por aqueles que espreitavam nas sombras e nas cavernas das montanhas.
A Visitação apresentava muitos riscos para Maria, mas ela confiava que Deus a protegeria e lhe permitiria ajudar sua prima idosa. É um belo mistério, que só passamos a entender quando aprendemos um pouco sobre a geografia e os obstáculos que Maria teve que superar pelo caminho. 

https://pt.aleteia.org/2019/05/31/o-perigosissimo-caminho-que-maria-percorreu-para-visitar-isabel/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...