terça-feira, 30 de outubro de 2012

"A VIDA OCULTA DE CRISTO"

 

Pensemos, primeiro, na infância de Jesus. Foi um período em que Deus confiou o seu Filho

inteiramente aos cuidados de Maria. Dela Jesus dependia em tudo, como qualquer criança depende

de sua mãe: da sua solicitude, do seu amor, da sua dedicação. Podemos até dizer que, falando

humanamente, Jesus Menino subsistia ao amparo da maternidade de Maria. E foi no clima desse

amor materno – e do aconchego dado também pelo amor de São José – que o Menino cresceu e se

desenvolveu.

Mas, já na infância o papel de Maria vai além dessa dedicação materna. Por acaso já

reparamos que foi precisamente a Virgem Santíssima quem, pela primeira vez, manifestou Jesus

aos homens como seu Salvador? É um fato. A graça de Cristo em favor dos homens começou a

atuar no mundo pelas mãos de Maria. Foi aos pés de Nossa Senhora que desabrochou a fé dos

pastores e dos Magos, os primeiros adoradores daquele recém-nascido que, como anunciaram os

Anjos na noite de Natal, “é o Cristo, o Senhor” (Lc 2, 11).

Como é significativo que Deus tenha disposto que os primeiros encontros das almas com

Jesus ocorressem através da Mãe! Vislumbra-se aí um desígnio divino, que o Evangelho irá

explicitando cada vez mais.

Ainda na infância de Cristo, é também Maria – acompanhada por seu esposo castíssimo,

São José – quem apresenta Jesus no Templo de Jerusalém, oferecendo-o a Deus Pai. A

apresentação do Menino vem a ser como um prenúncio da oferenda definitiva do Filho que Maria

irá fazer trinta e três anos depois, ao pé da Cruz. No momento da apresentação, o Espírito Santo já

vaticina à Mãe, através das palavras proféticas de Simeão, esta última e radical oferenda: Uma

espada – uma espada de dor – transpassará a tua alma (cfr. Lc 2, 22-35).

À infância de Jesus une-se, perfazendo trinta anos, a vida oculta no lar de Nazaré. Trinta

anos! É a maior parte da vida do Senhor. Um longo período em que Cristo já está a salvar-nos.

Porque esse período de vida oculta não foi um compasso de espera, sem relevo nem transcendência.

Nesses anos, Jesus, vivendo junto de Maria e de José, estava redimindo a humanidade. Cada um

dos seus atos, cada um dos seus gestos tinha infinito valor redentor. Pois bem, na vida oculta –

como causa alegria considerar esta verdade! –, Cristo nos salva justamente cumulando de amor e de

sentido divino as pequenas coisas da existência cotidiana: a vida em família, de que a Mãe é o

centro; o trabalho na oficina de José; o descanso e as pequenas alegrias e sacrifícios do cotidiano...,

enchendo de luz divina o caminho por onde discorre a vida da imensa maioria dos homens[NOTA

DE REFERÊNCIA: cfr. Josemaría Escrivá, É Cristo que passa, Quadrante, São Paulo, 1975, págs.

14-15;].

Mas, se prestarmos atenção ao que o Evangelho nos relata sobre a vida oculta,

descobriremos ainda algo mais. Como é que o Evangelho resume a atitude interior de Jesus ao

longo desses trinta anos? De uma maneira muito simples, mas carregada de ensinamentos. São

Lucas define com três palavras essa atitude: Era-lhes submisso (Lc 2, 51). Quanto não diz esta

breve frase! O Filho de Deus, o próprio Deus feito homem, quis passar a maior parte da sua vida

obedecendo a Maria e a José – numa voluntária e amorosa submissão – e deixando-se guiar por

eles.

Sejam quais forem as conseqüências espirituais que se possam deduzir disto – e são muitas

–, basta-nos agora sublinhar duas realidades: por um lado, Jesus Cristo quis ligar, vincular

estreitamente a maior parte da sua vida terrena à vida de sua Mãe; por outro, decidiu – se nos é

permitido falar assim – dar um enorme peso à vontade de sua Mãe, até o ponto de, como dizíamos,

ter vivido trinta anos fazendo-lhe caso, obedecendo-lhe. Esta disposição de obediência de Cristo à

Mãe é de grande importância para compreendermos o papel que Deus quis atribuir a Maria.

 

FRANCISCO FAUS
MARIA, A MÃE DE JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...