terça-feira, 2 de julho de 2013

"Mansão dos Mortos ou Sheol citada do CREDO"

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “MANSÃO DOS MORTOS” OU SHEOL, CITADA NO
CREDO ?

“É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes”.(1Pe 3,19) “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos”.(Fl 2,10).
“Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio, e libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam toda a vida sujeitos a uma verdadeira
escravidão”(Hb 2,14-15).
“Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos; tenho as chaves da morte e da região dos mortos” (Ap 1,18).
O que diz o Catecismo da Igreja Católica(CIC) :
A Escritura denomina a Morada dos mortos ou mansão dos mortos, para a qual Cristo morto desceu, de os Infernos, o Sheol ou o Hades, visto que os que lá se encontram estão privados da visão de Deus(cf. Sl 6,6 ; 88,11-13 ). Este é, com efeito, o estado de todos os mortos, maus ou justos (cf, Sl 89,49 ; 1Sm 28,19 ; Ez 32,17-32 ), à espera do Redentor – o que não significa que a sorte deles seja idêntica, como mostra Jesus na parábola do pobre Lázaro recebido no ‘seio de Abraão’(cf. Lc
16,22-26 ). São precisamente essas almas santas, que esperavam seu Libertador no seio de Abraão, que Jesus libertou ao descer aos Infernos. Jesus não desceu aos infernos para libertar os condenados nem para destruir o Inferno da condenação, mas para libertar os justos que o haviam precedido (cf. IV concílio Toledo, em 633) (§ 633).
Deus criou o homem - Adão e Eva - à sua imagem: criou-os homem e
mulher. E abençoa-os. Ama-os: a eles e a todos os seus filhos e aos filhos dos seus filhos, a quem confiou a terra. O seu amor abarca não só os que lhe são fiéis e respeitam os seus mandamentos, mas também todos os que nunca ouviram falar d'Ele e que, por isso, não o procuram, não o encontram e ignoram como viver para lhe agradar. Deus quer partilhar a sua vida com todos. O tempo passa. Os homens morrem. Morrem os que vivem sem Deus ou contra e0le, mas também todos os
que O amam: Adão e Eva, Abraão e Moisés, Sara, Rebeca e Miriam, David e Salomão, Elias e Amós, Zacarias e Isabel, Simeão e Ana, João Baptista e toda a multidão de pessoas das quais só Deus conhece o nome e o amor.
Terão eles esperado em vão? Esquece Deus a sua fidelidade? Nós
acreditamos que Deus não levou a Boa Nova só aos vivos. Acreditamos que Jesus desceu à mansão dos mortos e que ali proclamou também: Completou-se o tempo.
O Reino de Deus está a chegar. Estais resgatados. Deus é misericordioso com todos os que o amam. Isto quer dizer que a morte perdeu o seu poder: não pode reter os que amam a Deus. Jesus Cristo, o Senhor, morreu por todos. Todos pertencem à comunidade dos vivos fundada por Ele.

JUÍZO FINAL ((JUÍZO UNIVERSAL)
"Por isso vos digo que no dia do Juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidon que para vós..." (Mt 11, 22).
"O Filho do homem há de vir em toda glória de seu Pai, com seus anjos, e então julgará a cada uno segundo sus obras." (Mt 16,27).
"Jesus Cristo foi instituído por Deus como juiz dos vivos e dos mortos." (At 10,42).
O Juízo Final segundo o Catecismo da Igreja Católica :
“Jesus anunciou em sua pregação o Juízo do Último Dia. Então será revelada a conduta de cada um (cf. Mc 12, 38-40 ) e o segredo dos corações(cf. Lc 12, 1-3 ; Jo 3, 20-21 ; Rm 2,16 ; 1Cor 4,5 )” (§ 678).
“Ao vir no fim dos tempos para julgar os vivos e os mortos, Cristo glorioso revelará a disposição secreta dos corações e retribuirá a cada um segundo suas obras e segundo tiver acolhido ou rejeitado a sua graça” (§ 682). “Convertendo-se a Cristo pela penitência (sacramento da confissão) e pela fé, o pecador passa da morte para a vida ‘sem ser julgado’(Jo 5,24 )” (§ 1470).
“O Juízo Final acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo. Só o Pai conhece a hora o dia desse Juízo. Só Ele decide de seu advento(...)” (§ 1040).
“A mensagem do Juízo Final é apelo à conversão enquanto Deus ainda dá aos homens ‘o tempo favorável, o tempo da salvação’ (2Cor 6,2 ). O Juízo Final inspira o santo temor de Deus (...)” (§ 1041).
Dogma:
“É, pois a fé certa que cremos e confessamos que ... dali haverá de vir a julgar os vivos e os mortos..." (Símbolo "Quicumque").


ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA
PARÓQUIA SÃO JOSÉ
CATEQUESE DE CRISMA

Apostila do Catequista

Um comentário:

  1. Salve Maria!

    Disse Santo Ambrósio de Milão sobre o credo: "Se nada pode ser tirado ou acrescentado aos escritos de um só apóstolo, como poderíamos mutilar o símbolo que recebemos como tendo sido composto e transmitido pelos apóstolos? Nada devemos tirar e nada acrescentar. Este é o símbolo conservado pela Igreja romana, onde Pedro, o primeiro dos apóstolos, sentou-se e onde lhe conferiu a sentença comum". Também disse Dom Clemente Isnard, que teve a audácia de "mutilar" o simbolo: “Sob os protestos de Dom Geraldo Fernandes. Ele me disse certa vez: “Dom Clemente, como teve coragem de modificar sozinho o Credo (profissão de fé )?” Fiz e não me arrependo, pois não havia outro jeito”.
    Segue a Profissão de Fé:

    "Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu aos infernos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!"

    Totus tuus ego sum Mariae!

    ResponderExcluir

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...