domingo, 7 de outubro de 2018

Papa Francisco: “Onde Nossa Senhora é de casa, o diabo não entra”

Papa Francisco Salus Populi Romani

O Papa fez afirmações poderosas diante do mais tradicional ícone romano de Nossa Senhora

Neste último domingo, 28 de janeiro, o Papa Francisco presidiu a Eucaristia na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, por ocasião da festa da Trasladação da Sálus Pópuli Románi, o ícone de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, em estilo bizantino, atribuído tradicionalmente ao Evangelista São Lucas, que era também pintor.
Sálus Pópuli Románi” significa, em latim, “Salvação do Povo Romano”, no sentido de “Protetora” e não de “Redentora”, evidentemente. Esse ícone guarda semelhanças tipológicas com o de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo confundido com ele por muita gente, embora sejam ícones diferentes. É diante do ícone da Sálus Pópuli Románi que o Papa costuma rezar toda vez que parte e retorna de uma viagem internacional.
Salus Populi Romani e N Sra Perpétuo Socorro
CC
Em sua homilia neste domingo, o Papa Francisco fez afirmações poderosas sobre Nossa Senhora:
“A Mãe guarda a fé, protege as relações, salva nas intempéries e preserva do mal. Onde Nossa Senhora é de casa, o diabo não entra. Onde está a Mãe, a perturbação não prevalece, o medo não vence”.
Francisco refletiu sobre a oração mariana “Sob a vossa proteção” (“Sub tuum praesídium“). Ele convidou os fiéis a se aproximarem de Marianas horas de perigo:
“Nos momentos turbulentos, precisamos nos recolher sob o manto da Santa Mãe de Deus, sempre aberto para nos acolher”.
E acrescentou:
“A Virgem Maria não demora, como ouvimos no Evangelho, onde ela leva imediatamente até Jesus a necessidade concreta daquelas pessoas: ‘Eles não têm mais vinho!’. Elas faz assim sempre que a invocamos: quando nos falta a esperança, quando escasseia a alegria, quando se esgotam as forças, quando a estrela da vida se esconde, a Mãe intervém.
Ela está atenta ao cansaço, sensível às turbulências, próxima do coração. E nunca, nunca despreza as nossas orações; não deixa que se perca nem uma sequer. É Mãe, nunca se envergonha de nós; ao contrário, só espera poder ajudar os seus filhos.
Quem, melhor do que ela, pode nos acompanhar no caminho?”.
https://pt.aleteia.org/2018/01/30/papa-francisco-onde-nossa-senhora-e-de-casa-o-diabo-nao-entra/?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...