sábado, 4 de maio de 2013

Conhecendo mais sobre Maria!


Questão 1 – Quem é a Mulher de Gn 3,15 segundo o sentido estritamente literal?
Resposta: O sentido estritamente literal desta passagem é Eva. Diferente do estudo pleno que
percebe nesta passagem Maria Santíssima como a Mãe da vida.

Questão 2 – Quem é a “almah” de Is 7, 14? Com que fundamento se pode dizer que é virgem?
Resposta: Segundo os teólogos a primeira vista poderia ser um nome, ou até mesmo, a esposa do
rei Acaz, mas a escritura que revelar a Mãe do Messias, tendo em vista que este termo é usado na
bíblia para designar uma jovem núbil, ou seja, não poderia ser então uma mulher casada e nem uma
mulher que tenha perdido a virgindade. Por isso, tem-se que o Profeta Isaías usa o termo para
reforçar a juventude da mulher que conceberia o Salvador, ou seja, Maria Santíssima, enfatizando o
termo almah, já que o termo para designar virgem é betulah, que poderia ser uma mulher nova ou
idosa. Sendo assim, este é o fundamento dos teólogos.

Questão 3 – Que significa o apelativo “Mulher” dirigido por Jesus à sua Mãe em Jo 2,4 e 19,26
Resposta: O termo faz referência a Maria como Mãe de toda a linhagem dos bons, ou seja, a nova
Eva, “Mãe dos vivos”. Nos primeiros viventes da terra, Eva que foi criada a partir da costela de
Adão e aquela que foi seduzida pelo pecado caindo em desgraça diante de Deus. Em Gn 3,15, Deus
anuncia a nova Eva, a qual Jesus se refere quando usa o apelativo “Mulher”, aquela que conceberá
não o pecado, mas a salvação para o mundo. Antes, a linhagem que provinha do sexo masculino e
por ele (Adão) foi criado a mulher (Eva), agora a nova Eva (Maria Santíssima) que conceberá o
novo Adão (Jesus Cristo).

Questão 4 – De que trata Ap 12, 1-17?
Resposta: O assunto tratado em Ap 12, 1-17 refere-se a Mulher e o Dragão. Fazendo relação entre
os outros livros da Bíblia, como o protoevangelho em Genesis e os próprios Evagenlhos, esta
passagem trata-se da luta de satanás contra o marco que dividirá o seu reino. Antes deste marco
(Maria Santíssima), toda descendência da primeira mulher que contraiu o pecado, estavam
destinados ao reino de satanás. Mas através de Maria, o reino de satanás começa a ruir, pois ele
sabia que através daquela Mulher (Maria Santíssima) viria o salvador, onde todos aqueles que
aceitassem a viver e a se converter ao bem não seria mais de satanás, pois o sangue derramado do
Salvador seria o meio da salvação para todos aqueles que quisessem ser salvos. Este capítulo, além
de nos trazer toda a confirmação que está nos evangelhos, nos revela a perseguição de toda a igreja
até a volta do Messias, pois a partir do versículo 13, este nos diz que, depois da vitória do Filho da
Mulher e da Mulher, que foi protegida por Deus, este ficaria mais irado e perseguiria toda a
descendência da Mulher, todos aqueles que preservassem os mandamentos do Filho vitorioso.


Professor: Diácono Ruy Sena
Aluno: Waldnehy Faustino de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...