segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sobre a Oração

Daniel 6 v11: “Ouvindo essa notícia, Daniel entrou em sua casa, a qual tinha no quarto de cima janelas que davam para o lado de Jerusalém. Três vezes ao dia, ajoelhado, como antes, continuou a orar e a louvar a Deus.”
A vida de Daniel é um exemplo para nós de comprometimento com a oração independente de qualquer circunstância.
A oração na origem da palavra corresponde a uma fala, discurso, sentença ou elocução, mas no sentido religioso é uma expressão da alma humana com o Divino.Vamos entender a oração como um caminho que nos leva até a presença de Deus, uma relação viva e pessoal com o Deus vivo e verdadeiro, um momento onde falamos com Ele e ouvimos sua voz através do Espírito Santo, um lugar de profunda intimidade.
Devemos dedicar um tempo do nosso dia a oração, sem ela não há como estar perto de Deus, as vezes com o excesso de compromissos como trabalho, escola, família, e até com o serviço na casa de Deus, esquecemos de nos colocar em oração e perdemos a comunhão com Deus sem perceber. Marcos 1v35: “ De manha, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.” Mateus 14v23: “Feito isso, subiu á montanha para orar na solidão.E chegando a noite, estava lá sozinho.” Lucas 6v12: “Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus.” O próprio Cristo nos mostrou a importância de se manter em comunhão com Deus através de uma vida de oração, Ele orava de manha, a tarde, e passava noites inteiras em oração.
O Senhor Jesus espera de nós uma atitude semelhante, uma vida de comunhão com Ele, nas orações, e claro na palavra de Deus. O apóstolo Paulo também nos adverte: “Orai sem cessar”(I Tes 5v17), “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento”(I Tim 2v8), “Orai em toda circunstância, pelo Espírito...”(Efe 6v18), dessa forma vemos como a oração é importante para o cristão.
Ainda que devido a compromissos que realmente não podem ser deixados e que nos impedem talves de ficarmos 24h de joelhos, orando, isso não significa que não podemos permanecer em oração, Jesus não ficava de joelhos o tempo todo, mas usufruia de uma comunhão contínua com o Pai, e nós também devemos buscar essa comunhão que nos é dada pelo Espírito Santo. É possível estar em comunhão com Deus no serviço, na escola, com os filhos, com a esposa, tudo isso através do Espírito Santo, sem se esquecer é claro de buscar sempre momentos de intimidade, a sós com Deus!
Você deve estar se perguntando, qual a maneira certa de orar? Talvez não exista um padrão, mas Jesus nos ensina muito a respeito.
Temos que ter fé nas nossas orações(Mc 11v24), orar clamando o nome de Jesus(Jo 14v13-14), nas nossas orações devemos buscar a vontade de Deus que muitas vezes encontramos na palavra(a bíblia), precisamos também ser perseverantes na oração(Mt 7v7-8, Colo 4v2). Jesus também nos ensina dizendo que temos que nos desligar desse mundo quando estivermos em oração e focarmos Nele para sermos atendidos(Mt 5v6).
Não esqueça a bíblia, ela é a palavra de Deus e faz parte da nossa oração. Antes mesmo de começar a orar e até mesmo durante suas orações, tenha a Palavra em mãos e medite-a, Deus vai falar com você! O Senhor disse a Josue no cap1v8 “Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito.”
A oração nos coloca sob o controle de Deus, se não oramos corremos o risco de perder o controle da nossa vida para as nossas vontades, para as nossas concupiscências, nossas paixões, e deixamos de viver da melhor forma, que é debaixo da vontade de Deus. 
Para você adentrar mais ainda nos mistério da oração, veja o que diz o Catecismo da Igreja: “A humildade é o fundamento da oração. “Nem sabemos o que seja conveniente pedir”(Rm 8,26). A humildade é a disposisão para receber gratuitamente o dom da oração; o homem é um mendigo de Deus” (CIC 2559).
“Se conhecesses o dom de Deus!” (Jo 4,10). A maravilha da oração se revela justamente aí, á beira dos poços aonde vamos procurar nossa água; é aí que Cristo vem ao encontro de todo ser humano, é o primeiro a nos procurar, e é Ele que pede de beber. Jesus tem sede, seu pedido vem das profundezas do Deus que nos deseja. A oração, quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que tenhamos sede dele.(CIC 2561).

Quero te convidar a mergulhar a partir de hoje em uma vida de constante oração, você conhecerá a Deus na intimidade, e será repleto da presença Dele em sua vida!
Que Deus te abençoe infinitamente!
Isaías 55v6 “Buscai a Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.” 



http://www.missaoelyon.com.br/formacao2.asp?codnot=100006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...