sábado, 7 de dezembro de 2019

10 passos para rezar contemplativamente um texto bíblico


Resultado de imagem para leitura orante


Diferentes espiritualidades mantêm a tradição da leitura orante da Bíblia, entre elas a Espiritualidade Inaciana

Desde os tempo antigos, os cristãos que buscam conhecer melhor a Palavra de Deus praticam a leitura orante da Bíblia, chamada Lectio Divina. Ao contrário do que muitas pessoas acham e fazem, de que para saber sobre a Bíblia basta ler corriqueiramente seus textos, os praticantes da leitura orante buscam não apenas ler, mas também meditar e contemplar cada passagem.
O resultado dessa prática é um entendimento maior, não apenas do significado do texto, mas do que Deus diz por meio dele e que se aplica em nossa própria vida. Não se trata apenas da leitura, mas da escuta.
Hoje, diferentes espiritualidades mantêm a tradição da leitura orante da Bíblia, entre elas a Espiritualidade Inaciana. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são fundamentados na Palavra de Deus e o método inaciano propõe a leitura de um texto bíblico sempre que formos rezar. E não precisa ser um texto longo. Algumas vezes basta um pequeno versículo ou palavra, pois Santo Inácio nos lembra: “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente” [EE 2].
Para quem tem dificuldade em praticar a leitura orante da Bíblia, o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio elaborou um pequeno passo a passo. Confira:

1. Escolha o texto bíblico a ser rezado. Pode ser o Evangelho do Dia, por exemplo;
2. Escolha o tempo e o lugar;
3. Respire por três vezes ou mais até você conseguir aquietar o coração e a mente;
4. Peça a graça que deseja alcançar;
5. Leia o texto uma ou duas vezes para memorizar;
6. Com os olhos da imaginação, transporte-se para a cena bíblica, veja quem são os personagens, seus sentimentos. Encarne-os;
7. Escute o que eles dizem, a voz deles, a entonação;
8. Considere o que eles fazem. A dor do personagem é a sua dor;
9. Saboreie a parte que mais o tocou. Aqui, Deus quer te falar;
10. Agradeça a Deus por esse encontro, no qual você teve a oportunidade de conhecê-lo mais intimamente.

Fonte: jesuitasbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...