sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

Sagrado Coração de Maria

A imagem do Sagrado Coração de Maria, como todas as imagens católicas, 'fala'. Ela foi revelada a Santa Catarina Labouré em 1830. A imagem lembra o mistério de Nossa Senhora das Dores e das sete espadas que transpassariam o Coração de Maria, conforme a profecia de Simeão, quando Maria ainda era jovem. Trata-se de uma devoção ligada ao Sagrado Coração de Jesus e inseparável dele. A imagem traz símbolos de significados profundos e mensagens que tocam o coração. Vamos conhecê-los.

O Sagrado Coração de Maria

O Sagrado Coração de Maria fora do peito, ardendo em chamas e cercado de espinhos como o de Jesus, é uma composição de símbolos fortes que tem muito a nos falar. Vejamos.

O Sagrado Coração de Maria fora do peito

O Sagrado Coração de Maria fora do peito representa a urgência e a forçado amor de Mãe que Maria tem por cada um de nós. Ela é mãe que foi dada a nós no momento da morte de Jesus. E ela assumiu esta maternidade, como o provam todas as aparições que ela fez ao longo dos séculos. Maria é Mãe que quer a felicidade de seus filhos. E ela sabe que a felicidade de seus filhos está no conhecimento de Deus e na volta para Deus. Por isso, seu coração fora do peito: é urgente e necessário que seus filhos voltem para Deus, pois somente assim serão felizes.

O Sagrado Coração de Maria ardendo em chamas

O Sagrado Coração de Maria ardendo em chamas mostra que a Mãe do Céu ama seus filhos com um amor vivo, quente, forte. Amor de Mãe. É uma imagem que fala. É a Mãe dizendo: 'Meu filho, eu te amo!'

O Sagrado Coração de Maria cercado de espinhos

O Sagrado Coração de Maria cercado de espinhos lembra as dores que ela viveu em sua vida terrena, por causa de seu Filho Jesus, presenciando sua paixão e morte. Mas lembra também as dores de Maria por causa da indiferença e dos pecados da humanidade. É uma maneira forte de demonstrar o sofrimento de Maria por causa de tantos filhos amados que estão se perdendo por causa do pecado.

As mãos de Maria

As mãos de Maria na imagem do sagrado Coração de Maria 'falam'. Uma, aponta para o seu coração, mostrando o grande amor e sofrimento que ela sente. A outra, convida a nos aproximarmos dela com confiança, a fim de começarmos vida nova.

O terço nas mãos de Nossa Senhora

O terço nas mãos de Nossa Senhora representa a forma concreta de respondermos ao convite que ela nos faz de nos aproximarmos. Aproximarmos como' Rezando o terço. O terço é uma oração 'Cristocêntrica', ou seja, o centro é Jesus Cristo e os mistérios de sua vida, sofrimento, morte e ressurreição. Rezar o terço é uma forma de aliviarmos os sofrimentos de Maria. Porém, é, principalmente, uma forma de nos aproximarmos de Deus e de nossa salvação. E é isso que alivia o coração da Mãe.

A promessa de Maria

Além da oração do terço, existe outra forma de aliviarmos o coração da Mãe, conforme palavras da própria Virgem Maria a Lúcia:'Olha minha filha, a todos os que, durante cinco meses, no primeiro sábado de cada mês, se confessarem, receberem a Santa Comunhão, recitarem um Rosário e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando sobre os quinze mistérios do Rosário, com o objetivo de reparar as ofensas que me são feitas, Eu prometo assisti-los na hora da morte, com todas as graças necessárias para a sua salvação.'

Oração ao Sagrado Coração de Maria

'Ó Santíssimo Coração Imaculado de Maria, repleto de sentimentos de misericórdia e ternura; Vós que sois a Mãe de Cristo, Nosso Senhor, concedei a mim e a todos aqueles que honram este coração virginal, a graça de conservar até a morte, o perfeito equilíbrio de sentimentos, devoção e amor para convosco, nossa Mãe e Senhora. Misericordioso Coração de Maria, atendei nossas preces. Misericordioso Coração de Maria, rogai por nós. Amém.'

http://www.cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sagrado-coracao-de-maria/57/103/#c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...