terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"EM UMA NOITE ESCURA"



CANÇÃO I
Em uma noite escura,
De amor em vivas ânsias inflamada
Oh! ditosa ventura!
Saí, sem ser notada,
Já minha casa estando sossegada.

DECLARAÇÃO
1. A alma conta, nesta primeira Canção, o modo e maneira que teve em sair, — quanto ao apego, — de si e de todas as coisas, morrendo por verdadeira mortificação a todas elas e a si mesma, para assim chegar a viver vida doce e saborosa, com Deus. E diz como este sair de si e de todas as coisas se realizou "em uma noite escura" — o que aqui significa a contemplação purificadora, conforme se dirá mais adiante. Tal purificação produz passivamente na alma a negação de si mesma e de todas as coisas.
2. Esta saída, diz ainda a alma, foi possível efetuá-la graças à força e calor que para isto lhe deu o amor de seu Esposo nessa mesma contemplação obscura. Assim encarece a ventura que teve em caminhar para Deus através desta noite, com tão próspero sucesso que nenhum dos três inimigos, — mundo, demônio e carne, que são os que sempre se opõem a este caminho, — a pudessem impedir. Com efeito, a dita noite de contemplação purificativa fez com que adormecessem e amortecessem, na casa de sua sensualidade, todas as paixões e apetites, quanto a seus desejos e movimentos contrários.
Diz, pois, o verso:
Em uma noite escura.

Trecho do livro NOITE ESCURA de São João da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...