sexta-feira, 29 de março de 2019

Exercícios espirituais - Obras de misericórdia

Imagem relacionada

1ª semana - *Obras de misericórdia espirituais*

5º dia - *Perdoar (as injustiças de boa vontade)*

_O perdão é uma exigência do Evangelho, e uma condição para entrar no Reino. Jesus nos dá essa lição ao ensinar a oração do Pai Nosso: “Se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.” (Mt 6, 14-15)_

_Se nós não perdoamos, impedimos que o perdão de Deus chegue a nós._

_São Paulo também nos exorta: “Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente toda vez que tiverdes queixas contra os outros. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós” (Col 3, 13)._

_Pedir perdão a Deus é fácil, mas conceder o perdão aos outros na maioria das vezes é difícil, e agimos como o servo mau que foi perdoado no muito que devia, e não soube perdoar seu próximo no pouco que lhe era devido (Mt 18, 23-35)._

_Perdoar de coração deveria nos levar a esquecer toda injustiça sofrida, mas nem sempre conseguimos, e nem sempre voltamos a um relacionamento normal com a pessoa perdoada, isso não deve nos impedir de, à luz do Espírito Santo, exercitar e aprimorar o perdão, pois nem sempre e na maioria das vezes um ato de vontade pode eliminar uma lembrança._

_No dialogo com Pedro, Nosso Senhor Jesus ensina que devemos perdoar sempre e sem limites (Mt 18, 21-22)._

_Negar o perdão nos leva um ato de injustiça com Deus, conosco e com os irmãos._
Fonte: https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/artigo/obras-de-misericordia-espirituais/

*MEDITAÇÃO (REFLEXÃO)*

1. Você tem pedido perdão às pessoas que você ofendeu?
2. Você tem dado o perdão para as pessoas que te ofenderam?
3. Você tem pedido perdão a Deus pelos seus atos e ações? Palavras e omissões?

*ORAÇÃO*

Jesus, ensina-me a amar como Tu me amas. Que eu saiba perdoar assim como Tu nos destes o exemplo, ao orar ao Pai pedindo perdão pelos que O crucificavam. Ensina-me a amar e perdoar quem me ofendeu. E dai-me a humildade e sabedoria de pedir perdão a quem eu ofendi. Amém.

*A paz de Cristo!*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...