sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Você, Senhor, não despreze um coração humilhado.


Para que uma árvore cresça, deve colocar suas raízes bem. Quando estes são superficiais, eles podem ser queimados pelo sol ou pela geada e a árvore morre. Depois, há raízes que, mesmo quando a árvore é cortada, continuam a brotar. É difícil erradicá-los quando se quer fazer uma purificação total. As raízes do mal são sempre muito resistentes e raramente são deixadas para erradicar. Eles afetam a mente e o coração do homem, penetram e envolvem todos os pensamentos e sentimentos que eles encontram em seus corações, a casa desejada. Deus, comunicando sua vontade aos homens, quer a conversão do coração, a mudança dos sentimentos mais profundos que cada um carrega dentro. O coração, como tal, é considerado o assento de afeições, desejos, aspirações, sonhos, projetos. No coração são estabelecidas todas as relações de dependência afetiva que asseguram ao homem uma vida cheia de emoções, conquistas ou até desapontamentos e amargura. O próprio Jesus, quando fala de sua lei, afirma que devemos amar a Deus "com todo nosso coração". Todos os sentimentos e emoções que surgem no homem devem ser dirigidos a ele. O chamado de Jesus para a pureza do coração é muito importante. Ele diz que apenas "o coração puro verá Deus". O coração do homem, em toda a sua plenitude, pode tornar-se a "escada ascensional" que nos permite alcançar Deus e nos estabelecer nele.


Quero me comprometer, oh meu Senhor,


para afetar profundamente meu coração para erradicar as raízes do mal.


Eu tenho que me contentar profundamente com o seu amor.


(passagem tirada do folheto Quaresma - A jornada de conformidade com Cristo Jesus - por N.Giordano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...