sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Ele foi acusado de ser excessivamente devoto da Virgem Maria…


Thibaud, membro da ilustre família dos Montmorency, muito próximo à família real (França), mostrou, desde tenra idade, grande devoção pela Virgem Maria que costumava homenagear como “sua boa Mãe” e “sua querida Mestra”. Thibaud tinha como profissão as armas, e frequentava a corte.
Um dia, em que deveria lutar num torneio, passou diante de uma igreja, onde se celebrava a Eucaristia. Ele apeou-se da montaria e assistiu à Santa Missa com muito mais devoção, pois se tratava, exatamente, de uma celebração em honra da Santíssima Virgem; depois da Missa, o jovem correu para juntar-se aos companheiros, mas ficou surpreso ao vê-los chegando em sua direção, cumprimentando-o pela sua vitória no torneio; inicialmente, Thibaud manifestou surpresa, mas logo reconheceu, a partir do que eles disseram, que o seu bom Anjo havia disputado a peleja, em seu lugar. evitou dar muitas explicações e, a partir de então, prometeu deixar o mundo e renunciar a todas as suas grandezas.
Thibaud abraçou a regra cisterciense (de Cister), entrando no mosteiro, em 1226, caracterizando-se pela grande devoção à Virgem Maria, a quem atribuía a glória de tudo o que dizia e fazia.
Ele foi acusado de ser excessivamente devoto da Virgem Maria, mas objetava, da seguinte forma: “Eu gosto tanto da Virgem Santíssima, eu a amo tanto, porque ela é a Mãe do meu Senhor Jesus Cristo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livra do peso dos nossos pecados.

  Afrouxa os laços de nossas impiedades e nos livra do peso dos nossos pecados. Tem piedade de mim, ó Senhora, e cura minha doença. Tira a a...